Nossa motivação
O I Simpósio de Arqueologia dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri busca desenvolver uma discussão sobre as pesquisas desenvolvidas na região, sobretudo no Espinhaço Meridional, faz mais de uma década e que tem promovido um avanço científico significativo no que tange ao conhecimento das populações regionais antes do contato com os europeus. Além disso, mesmo que timidamente, a pesquisa arqueológica também tem cooperado para a compreensão do modo de vida e cultura em tempos históricos, como é o caso da escavação do quintal da Casa da Chica, em Diamantina.
Neste sentido, trata-se de um momento crucial de discussão e divulgação do conhecimento produzido acerca das “arqueologias” que têm sido desenvolvidas no vale. Além disso, buscar-se-á agregar a este fórum outros pesquisadores, oriundos de diversas universidades brasileiras e expertises em suas áreas, de modo a promover novas discussões e orientar novos olhares para uma área do país que ainda muito pouco conhece e, portanto, que necessita de uma atenção especial, sobretudo no que tange a defesa do patrimônio histórico, artístico e cultural. Sendo assim, o principal objetivo desse evento é reunir os vários profissionais desde da graduação até da pós-graduação, especialistas em Arqueologia e áreas correlatas, discutindo aspectos teórico-metodológicos que têm direcionado os trabalhos, bem como apresentar resultados, de modo a gerar discussões que possam contribuir para o desenvolvimento da pesquisa regional.
Finalmente, é fundamental destacar que outra preocupação da comissão organizadora é proporcionar condições de aprendizado para discentes de várias universidades, criando espaços exclusivos para este público, como forma de vivenciar as práticas da pesquisa científica no ramos da Arqueologia e de suas áreas correlatas.